Quebrando paradigmas: José e Ely demonstram que idade não define vitalidade
O programa Globo Repórter desta sexta-feira (24) nos presenteou com uma história inspiradora: a de José Carlos Barretto, um senhor de 81 anos que desafia os limites da idade e demonstra que fôlego, resistência e disposição não têm nada a ver com números.
José: Uma rotina de atividade física incrível
Desde a adolescência, José pratica exercício físico com disciplina e dedicação. Sua rotina inclui musculação e outros treinos aeróbicos, conciliando tudo isso com sua profissão de advogado. “Eu acordo entre 6h30 e 7h, tomo café, vou para a academia, malho braço, faço a parte de musculação. E aí eu vou para casa tomar um banho, depois vou para o trabalho. No final da tarde, eu volto para a academia”, relata José.
Os benefícios reais do exercício físico na vida dos idosos
Para José, os benefícios do exercício físico vão além da saúde física. Ele destaca a sensação de bem-estar que a atividade proporciona: “O efeito do exercício é uma coisa maravilhosa. Se torna um vício, né?”. E não para por aí! José já tem uma nova meta: uma meia maratona de 21km/h.
A ciência comprova: José está quebrando barreiras
O condicionamento físico de José impressiona até mesmo os médicos. O cardiologista Fabrício Braga destaca que José tem uma capacidade aeróbica muito acima do esperado para sua idade: “Temos aqui uma pessoa que tem uma capacidade de aeróbica 43% acima do que é previsto para ela”.
Leia mais: URGENTE: Procon REGISTRA MAIS de 2 GOLPES por HORA contra IDOSOS no PIAUÍ!
Estudos revelam a importância da aptidão física
Fabrício Braga acompanhou a capacidade pulmonar de quase 200 pessoas com mais de 80 anos, incluindo José. O estudo concluiu que pacientes com vo2 abaixo de 80% do previsto têm três vezes mais risco de morrer. “Manter uma boa aptidão cardiorrespiratória junto com os outros elementos da aptidão física, como força e flexibilidade, é muito importante para viver com qualidade. O aumento de um ponto de vo2 é capaz de diminuir 4% de todas as internações hospitalares”, aponta o cardiologista.
Ely: Uma inspiração de 94 anos com vitalidade de joven
A história de José não é a única que nos inspira. Aos 94 anos, Ely também demonstra uma capacidade física invejável. Sua capacidade cardiorrespiratória está 30% acima do que previsto para mulheres da mesma idade. Ela ainda se destaca nos exames de equilíbrio e de coordenação motora.
O segredo de Ely para tanta energia?
Questionada sobre o segredo para tanta energia e vitalidade, Ely brinca: “Ah, Deus fez e a natureza conservou”. Apesar da genética, Ely também mantém uma vida ativa. “Meu exercício é aqui em casa mesmo”, diz. Moradora de Queimados, na Baixada Fluminense, Ely cuida da família e ainda trabalha fora.
Uma mensagem inspiradora para todos
As histórias de José e Ely nos mostram que a idade é apenas um número. Com disciplina, dedicação e um estilo de vida saudável, podemos superar qualquer obstáculo e viver com qualidade por muito mais tempo. Que seus exemplos sirvam de inspiração para todos!
Compartilhe essa história com seus amigos e familiares e incentive-os a também adotarem um estilo de vida ativo!
Imagem: Reprodução/TV Globo