INSS libera 2ª parcela do 13º e antecipa pagamentos em maio!
Maio chegou trazendo novidades para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com impactos significativos para aposentados e pensionistas. Este mês é marcado pela distribuição da segunda parcela do 13º salário e pela possibilidade de antecipação de pagamentos para determinados grupos.
Este mês, uma das principais alterações é a inclusão do restante do 13º salário, cuja primeira parcela ocorreu em abril, beneficiando diretamente mais de 39 milhões de pessoas. Além disso, há a possibilidade de antecipação do salário de junho para aqueles que residem em regiões afetadas por calamidades públicas, como enchentes e chuvas intensas.
Detalhamento dos pagamentos do INSS em maio
- Beneficiários com rendimento até um salário mínimo têm datas escalonadas de pagamento conforme o final do NIS, variando de 24 de maio a 7 de junho.
- Para quem ganha acima do mínimo, as datas são concentradas no início de junho, entre os dias 3 e 7, dependendo também do final do NIS.
O INSS oferece a opção de antecipar o pagamento do mês de junho para os beneficiários que enfrentam dificuldades devido a desastres naturais. Para receber o pagamento antecipado, é necessário que o beneficiário faça uma solicitação expressa ao banco responsável pelo pagamento.
Leia mais: Uma sociedade justa e acolhedora: Promovendo o respeito e a dignidade dos idosos
Beneficiários com rendimento de até um salário mínimo:
- Final NIS 1: 24/5
- Final NIS 2: 27/5
- Final NIS 3: 28/5
- Final NIS 4: 29/5
- Final NIS 5: 31/5
- Final NIS 6: 3/6
- Final NIS 7: 4/6
- Final NIS 8: 5/6
- Final NIS 9: 6/6
- Final NIS 0: 7/6
Beneficiários com renda superior a um salário mínimo:
- Finais NIS 1 e 6: 3/6
- Finais NIS 2 e 7: 4/6
- Finais NIS 3 e 8: 5/6
- Finais NIS 4 e 9: 6/6
- Finais NIS 5 e 0: 7/6
Consequências do imposto de renda sobre o 13º salário:
- A primeira parcela do 13º é isenta de desconto.
- A segunda parcela, paga em maio, está sujeita à incidência do Imposto de Renda para quem se enquadra nas faixas obrigatórias de declaração.
É essencial que todos os beneficiários consultem as datas e os procedimentos atualizados diretamente com o INSS. A informação pode ser obtida pelos canais oficiais de comunicação ou pelo banco onde recebem seus benefícios, garantindo assim que todos os direitos estejam assegurados e qualquer dúvida seja esclarecida de forma segura e eficiente.
Imagem: wirestock / Envato