Como o Programa Vida Longa opera?
Birigui, uma cidade localizada no interior de São Paulo, será palco de uma iniciativa significativa voltada ao bem-estar da população idosa. A cidade receberá 28 novas moradias projetadas para atender idosos acima de 60 anos que vivem sozinhos e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Este projeto faz parte do Programa Vida Longa, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que foi anunciada recentemente em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
As negociações para trazer esse programa para Birigui foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, liderada pela secretária Silvana Caetano Gomes Leal Milani. No início deste ano, um ofício de adesão foi protocolado junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Este processo também incluiu a apresentação de estudos técnicos para fundamentar e possibilitar a implementação do programa.
Leia mais: Simulador de aposentadoria do INSS 2024 – Guia completo!
O objetivo do Programa Vida Longa em proporcionar moradias adaptadas
Este programa é particularmente destinado a idosos que passam por fragilidades em seus vínculos familiares e se encontram em condições sociais delicadas. “Com o respaldo de dados estatísticos, já indicamos um local adequado para a implementação do projeto”. Explica Silvana Milani.
O Programa Vida Longa foi criado com o propósito de instalar condomínios horizontais de moradia assistida, que serão oferecidos de forma gratuita. O enfoque é no serviço socioassistencial de acolhimento em república, visando a população de 60 anos ou mais, que vive sozinha ou com laços familiares debilitados, estando em condição de vulnerabilidade e risco social, possuindo uma renda mensal de até dois salários mínimos.
As moradias serão equipadas com itens essenciais de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, sanitários ajustados à altura adequada, portas e corredores mais largos, entre outros. As áreas comuns também serão estruturadas de forma acessível, para garantir a locomoção, segurança e conforto dos idosos.
O design paisagístico dessas novas instalações foi cuidadosamente planejado para criar um ambiente agradável e estimulante. Será incluído um Centro de Convívio para a prática de atividades sociais e recreativas, além de áreas externas com espaço para horta e churrasqueira, projetadas para promover a interação comunitária e o lazer ao ar livre.
- Implantação de áreas com sombreamento para conforto ambiental;
- Pisos antiderrapantes para prevenir quedas;
- Acessibilidade completa em todas as instalações.
Com todos esses recursos, o Programa Vida Longa promete transformar a vida de muitos idosos em Birigui, oferecendo não apenas uma moradia, mas um espaço de vida digno e adaptado às suas necessidades.
Imagem: SmitBruins / Envato